POSICIONAMENTO SOBRE O CALENDÁRIO ACADÊMICO

Atualizado: 2 de jul. de 2020

Posicionamento do DCE sobre o calendário acadêmico e pedidos para o não prejuízo do processo de ensino e aprendizagem.



Assunto: ​Posicionamento do DCE sobre o calendário acadêmico e pedidos para o não prejuízo do processo de ensino e aprendizagem

Ao Magnífico Reitor,

Professor Antonio da Luz Junior, Pró-Reitoria de Ensino (PROEN)

e demais membros do Comitê de Risco

NOTA:


“​O Diretório Central dos Estudantes (DCE/IFTO), vem diariamente colhendo relato e acompanhando as medidas adotadas pelo Comitê de Risco do Instituto Federal do Tocantins contra o avanço do COVID-19 e, assim, traz seu posicionamento frente ao caso.


Estamos diante de um cenário alarmante e extenso de emergência em saúde pública e crise sanitária generalizada. Nesse sentido os decretos estaduais e municipais bem como a ação da Reitoria de suspender as atividades administrativas presenciais por 30 dias são medidas importantes.


No atual momento temos 38 casos suspeitos espalhados pelo Tocantins mais especificamente nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Paraíso, Miracema, Xambioá, Pedro Afonso sendo 1 (um) caso confirmado na capital.


Frente à essa situação problemática, torna-se inviável o retorno das atividades presenciais em sala de aula, visto o rápido poder de proliferação do novo CORONAVÍRUS, todavia acreditamos que o processo de adaptação para o Ensino a Distância (EaD) ao longo do período de isolamento é ​excludente e ​precariza o ensino do IFTO, dada a realidade de que não existem aplicações com conhecimentos e técnicas nesta adaptação em massa de cursos e disciplinas que não preveem essa metodologia de ensino.


Di